quinta-feira, 5 de dezembro de 2019





Educação e tecnologias

Os espaços educacionais sofreram grande mudanças nos últimos anos, tiveram que se adaptar as novas formas de educação, entre elas a presença da tecnologia nas salas de aula. Até bem pouco tempo a educação se dava na relação da criança com o mundo, com o ambiente e com os objetos (BNCC2017, p. 38 e 39). Pensando no espaço escolar, esses objetos eram brinquedos simples e materiais adaptados para garantir um melhor conforto para as crianças, hoje esses materiais são os celulares e os tablets que invadem as salas de aula muitas vezes sem pedir licença.

O professor está preparado para lidar com a tecnologia em sala de aula?

O MEC vem lançando novos programas de inclusão digital e acesso as redes, visando uma educação mais completa para os alunos da rede publica de ensino, mas nessa defesa da educação inclusiva é preciso pensar na formação do docente, oferecer cursos de capacitação que seja eficazes, pois não basta conhecer os programas é preciso conhecer a maquina.

A tecnologia já é uma realidade na sala de aula e o professor precisa esta preparado para lidar com ela, foi pensando nisso que a professora Nice Santos desenvolveu sua dissertação de mestrado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), partir do estudo, realizado com nove escolas públicas de ensino médio – uma em cada capital da região Nordeste –, ela pretende inspirar outras escolas a utilizarem ou intensificarem o uso dessas novas tecnologias. O titulo da sua dissertação é As políticas de informação digital adotadas nas escolas públicas do Nordeste, a professora destaca que o uso dessa tecnologia exige um conhecimento prévio do professor, então voltamos a nossa pergunta : O professor está preparado para lidar com a tecnologia em sala de aula?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação e tecnologias Os espaços educacionais sofreram grande mudanças nos últimos anos, tiveram que se adaptar as novas formas de educaçã...